Levantamentos Hidrográficos no Recife de Armação de Pêra

21 Nov 2023

Software hidrográfico
Levantamentos Hidrográficos no Recife de Armação de Pêra 7

A LS Engenharia Geográfica realizou nos meses de Maio e Junho de 2023 um conjunto de operações para a execução de levantamentos hidrográficos de alta resolução na zona marítima de Armação de Pêra. O objectivo principal foi a obtenção de dados hidrográficos naquele que é o maior recife natural de Portugal, para um estudo promovido pelo Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve (CCMAR).

Especificações dos Levantamentos Hidrográficos

O caderno de encargos para este trabalho previa a aquisição de dados hidrográficos com recurso a sistemas multifeixe, portanto, levantamentos hidrográficos de Ordem Exclusiva, segundo as especificações da Organização Hidrográfica Internacional. Os parâmetros a observar numa área com aproximadamente 200 km2, seriam a batimetria e a coluna d’água, mas ainda a caracterização geológica do fundo.

Desafios e Características da Região

A Pedra do Valado – nome popularmente atribuído ao recife – situa-se a aproximadamente 3 milhas náuticas de Armação de Pêra. A navegação na zona – com profundidades que variam entre os 10 e 30 metros – não constitui um desafio exigente, embora esteja sempre presente bastante vento e ondulação, o que dificulta por vezes, a aquisição de dados com a qualidade exigida. Estas operações envolveram a mobilização de uma equipa que incluiu 2 hidrógrafos e um marinheiro, e a logística adequada a este tipo de levantamentos, que obriga ao uso de equipamentos diversos e cuidados adicionais para a manutenção da qualidade exigida para a realização dos mesmos.

Cobertura Hidrográfica e Beleza Natural

O Levantamento Hidrográfico desta zona é feita por “faixas” com uma sobreposição lateral de 20%, de forma a se garantir uma cobertura total do fundo. Num percurso total de trabalho com cerca de 334 milhas náuticas (618 km), foi possível confirmar – através da batimetria –  a teoria de que esta foi outrora uma zona costeira emersa. Hoje, o maior recife rochoso costeiro de baixa profundidade em Portugal, é uma das áreas mais ricas em biodiversidade, com cerca de 905 espécies identificadas, equivalente a 70% de todo o litoral marinho algarvio, que importa conhecer, proteger e valorizar.

Outros Projetos

Laser Scanning 3d – Algés

O Laser Scanner continua a revolucionar os nossos levantamentos topográficos e tem permitido a entrega de resultados extraordinários aos nossos parceiros. A cada trabalho têm sido criadas verdadeiras réplicas digitais de todos os elementos existentes no terreno e...

ler mais

Geometria de pontes na Bacia do Arade

No âmbito do contrato celebrado entre a empresa pública Águas do Algarve SA e a LS Engenharia Geográfica, realizaram-se durante os meses de Março de 2023, levantamentos topográficos de infraestruturas rodoviárias (pontes) sobre as ribeiras do Odelouca e Arade.

ler mais