Índice
A LS Engenharia Geográfica realizou nos meses de Maio e Junho de 2023 um conjunto de operações para a execução de levantamentos hidrográficos de alta resolução na zona marítima de Armação de Pêra. O objectivo principal foi a obtenção de dados hidrográficos naquele que é o maior recife natural de Portugal, para um estudo promovido pelo Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve (CCMAR).
Especificações dos Levantamentos Hidrográficos
O caderno de encargos para este trabalho previa a aquisição de dados hidrográficos com recurso a sistemas multifeixe, portanto, levantamentos hidrográficos de Ordem Exclusiva, segundo as especificações da Organização Hidrográfica Internacional. Os parâmetros a observar numa área com aproximadamente 200 km2, seriam a batimetria e a coluna d’água, mas ainda a caracterização geológica do fundo.
Desafios e Características da Região
A Pedra do Valado – nome popularmente atribuído ao recife – situa-se a aproximadamente 3 milhas náuticas de Armação de Pêra. A navegação na zona – com profundidades que variam entre os 10 e 30 metros – não constitui um desafio exigente, embora esteja sempre presente bastante vento e ondulação, o que dificulta por vezes, a aquisição de dados com a qualidade exigida. Estas operações envolveram a mobilização de uma equipa que incluiu 2 hidrógrafos e um marinheiro, e a logística adequada a este tipo de levantamentos, que obriga ao uso de equipamentos diversos e cuidados adicionais para a manutenção da qualidade exigida para a realização dos mesmos.
Cobertura Hidrográfica e Beleza Natural
O Levantamento Hidrográfico desta zona é feita por “faixas” com uma sobreposição lateral de 20%, de forma a se garantir uma cobertura total do fundo. Num percurso total de trabalho com cerca de 334 milhas náuticas (618 km), foi possível confirmar – através da batimetria – a teoria de que esta foi outrora uma zona costeira emersa. Hoje, o maior recife rochoso costeiro de baixa profundidade em Portugal, é uma das áreas mais ricas em biodiversidade, com cerca de 905 espécies identificadas, equivalente a 70% de todo o litoral marinho algarvio, que importa conhecer, proteger e valorizar.