Levantamento hidrográfico da Marina de Albufeira

28 Mar 2024

A maioria dos portos e marinas possuem canais de acesso e ancoradouros sujeitos a fenómenos de assoreamento ou outros, tais como a movimentação de blocos (quebra-mares) ou queda de cargas transportadas, que reduzem assim a altura de água disponível para o trânsito marítimo.

Os levantamentos hidrográficos são realizados principalmente para apoiar a navegação segura das embarcações, permitindo que os portos/marinas operem com uma folga mínima sob a quilha que deverá ser mantida por uma embarcação em trânsito.

Para satisfazer as crescentes exigências do mercado náutico, no que respeita a volume e eficiência, as embarcações estão a tornar-se maiores e, quando sujeitas a uma carga máxima, as folgas sob a quilha, diminuem.

WhatsApp Image 2024 03 19 at 15.18.34
Levantamento hidrográfico da Marina de Albufeira 2

As autoridades portuárias são responsáveis pela manutenção das cotas de serviço dos seus portos – no que respeita à utilização do porto e ao tamanho dos navios que os portos acomodam – e este dever de manutenção abrange vários requisitos específicos, incluindo a execução de levantamentos hidrográficos de acordo com padrões apropriados e por pessoal devidamente qualificado.

O método amplamente aceite para obtenção de dados de profundidade é o sondador acústico (feixe-simples ou multifeixe), com posição fornecida por GNSS (Sistema de Posicionamento. Global). Essa metodologia permite a identificação eficaz de zonas de risco à navegação, ou perigos, que podem ser avaliados também com recurso ao Side-Scan (Sonar Lateral) que permite a detecção de objectos no fundo.

O tipo e a extensão dos levantamentos hidrográficos necessários para apoiar a navegação segura num determinado porto/marina devem ser determinados através de uma avaliação de risco, que deverá abordar o nível mínimo de competências exigidas pelos encarregados da condução desse trabalho.

A qualificação profissional de hidrógrafo é normalmente obtida através da conclusão de um curso de Categoria A ou B da OHI/FIG/ICA.

Esses cursos proporcionam o reconhecimento internacional de um nível elevado de competências, que poderão ser exigidos para um porto ou ambiente portuário específicos.

A Marina de Albufeira é uma infraestrutura de apoio à navegação de recreio, com acesso direto ao mar através de um pequeno canal de navegação, que serve também o pequeno Porto de Pesca daquela localidade.

Na condução do Levantamento Hidrográfico de Ordem 1b, esteve presente um hidrógrafo da LS-Engenharia Geográfica e outros colaboradores especializados, que auxiliaram ainda na operação de um Sonar Lateral para a detecção de possíveis objectos afundados.

Outros Projetos

Laser Scanning 3d – Algés

O Laser Scanner 3D, continua a revolucionar os nossos levantamentos topográficos e tem permitido a entrega de resultados extraordinários aos nossos parceiros.

ler mais