Designação oficial do projeto: Apoio Topográfico na construção de novo Parque Solar no Mar Shopping Algarve
Data de início: 20 de Julho de 2021
Data de conclusão: 15 de Setembro de 2021
Descrição detalhada: O apoio topográfico a obras de engenharia em geral, é uma das grandes áreas de atuação da LS Engenharia Geográfica. Neste tipo de trabalhos, os cadernos de encargos costumam ser exigentes no que respeita à topografia e à calibração dos equipamentos empregues, seja em nivelamento de elevada precisão ou em posicionamento. Por norma, utilizam-se equipamentos óticos como os níveis e teodolitos eletrónicos, cujas especificações permitem alcançar uma precisão milimétrica.
Hoje em dia, a estação total é o instrumento fundamental da topografia de alta precisão. Trata-se de um teodolito eletrónico com capacidade de processamento de dados, que permite o cálculo de coordenadas tridimensionais em tempo real, através de uma variedade de ferramentas existentes no software utilizado. Tudo isto, a partir das observações de pontos específicos realizadas pelo operador.
Este instrumento, em conjunto com os restantes, permite controlar o avanço de uma obra ou a instalação dos equipamentos, segundo um projeto com critérios de posicionamento e rigor específicos, como é exemplo a construção de um parque solar, em que as estruturas de fixação de painéis devem ter uma posição vertical e uma orientação cardeal, seguindo determinadas especificações com rigor milimétrico.
O centro comercial MAR Shopping Algarve, pertencente à Ingka Centres, deu início no Verão de 2021 à construção de um parque solar, com uma central fotovoltaica que garante toda a produção de energia necessária para este espaço comercial, tornando-o assim, autossuficiente. A obra, com um custo de cerca de 1,3 milhões de euros, acabou por ser construída num dos parques de estacionamento exteriores do edifício.
A LS Engenharia Geográfica marcou a sua presença nesta empreitada com uma equipa de topografia que, em apoio permanente, garantiu a execução de todo o projeto, segundo níveis exigentes de posicionamento.
No decorrer das diferentes etapas de construção, destacaram-se as dezenas de escavações no pavimento existente, que deveriam dar lugar à construção de blocos em betão armado, dimensionados para suportar estruturas metálicas pesadas e forças externas, como é o caso do vento. Seguiram-se depois as estruturas de suporte dos painéis, feitas sob encomenda e com medidas padrão, cujas tolerâncias para alinhamento e posicionamento não deveriam ultrapassar os 5 milímetros.
Este projeto, com 2500 painéis e capacidade de produção de 1 MW, permitiu ultrapassar metas ambientais, ao subir mais um degrau rumo ao desafio de redução de CO2 até ao ano de 2030.
Desafios: Caderno de encargos exigente, com tolerâncias de posicionamento horizontal abaixo de 5 milímetros; trabalho repetitivo na perspetiva de estacionamento dos equipamentos de topografia; cuidados e verificações permanentes; e ainda ambiente de trabalho sujeite a temperaturas muito elevadas e a diversos perigos no pavimento.
Vantagens: Contributo para a execução de um projeto que prevê uma autonomia energética total, com recurso a energia renovável, respeitando assim as metas ambientais estipuladas para a redução de CO2 até ao ano de 2030.
Áreas de intervenção: Levantamentos Topográficos