Notícias/Eventos

Última sessão do Espaço à Quarta 2022

A 2ª edição da iniciativa Espaço à Quarta terminou no passado dia 22 de junho, com uma participação especial da equipa da LS Engenharia e com o tema “Do Espaço ao Oceano”, onde se debateu acerca da monitorização do oceano e do litoral com recurso à tecnologia espacial, particularmente através da utilização de satélites.

Esta 5ª e última sessão teve ainda como convidados Pedro Lourenço, Vanda Brotas e João Fernandes, para além da participação do nosso Luís Sousa, sendo que o papel de moderador do debate foi ocupado por Carolina Sá.

O Espaço à Quarta consiste num ciclo de debates gratuito, organizado pela Ciência Viva e pelo ESERO Portugal, com a colaboração da Agência Espacial Portuguesa, destinado ao público em geral e à comunidade educativa, uma vez que estes recursos poderão ser utilizados em contexto de sala de aula. Um dos principais objetivos deste projeto é reforçar a importância do Espaço no nosso dia a dia, bem como as suas aplicações em diferentes contextos.

Dado que a poluição, a erosão e as alterações climáticas são algumas das problemáticas que agora enfrentamos, e que provocam efeitos preocupantes no oceano, torna-se imperativo monitorizar os riscos crescentes dos ecossistemas marítimos e regiões costeiras através da tecnologia espacial, utilizando por isso sistemas como os satélites.

Este foi o tema central da última sessão da 2ª edição do Espaço à Quarta, que decorreu pelas 18h30 do dia 22 de junho, disponível aqui para visualização.

Assista também às restantes sessões em https://www.esero.pt/647/.

Fale connosco
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram