Notícias/Eventos

Tudo o que deve saber sobre Hidrografia

Antes de mais, comecemos por clarificar o conceito de hidrografia, utilizado para se referir ao ramo das ciências da Terra, responsáveis pela medição e descrição das características físicas de elementos naturais como os oceanos, mares, as áreas costeiras, os lagos e os rios, bem como pela previsão das suas mudanças ao longo do tempo.

Os dados obtidos através da hidrografia são ainda utilizados para efeitos primários de segurança à navegação e como forma de apoio a todas as outras atividades de âmbito marinho, abrangendo assim setores como o desenvolvimento económico, a segurança, a defesa das regiões costeiras, a pesquisa científica e a proteção ambiental das regiões.


Para que servem os levantamentos hidrográficos?

Por norma, os levantamentos hidrográficos são realizados com o intuito de obter, entre outras informações, uma representação detalhada da topografia submarina de um local, através da batimetria. Este tipo de levantamentos compreende um conjunto de operações conduzidas em rios, barras, zonas costeiras e portuárias, para determinação das respetivas profundidades, tendo por base as recomendações da Organização Hidrográfica Internacional para a execução dos mesmos e produção de cartografia náutica.

Neste sentido, importa referir que a representação cartográfica de uma determinada área é feita através de cartas náuticas ou hidrográficas, e dependendo da escala utilizada, estas podem ainda exibir detalhes do relevo da costa, para além de informações como as edificações, as infraestruturas e outros pontos notáveis.

No entanto, a diversidade de utilização dos levantamentos hidrográficos não fica por aqui, porque para além da atualização da cartografia náutica, este tipo de serviço permite ainda criar modelos batimétricos com possíveis aplicações em estudos ambientais, geofísicos e em obras de engenharia.


De que forma são medidas estas profundidades?

Para determinação das profundidades, uma das ferramentas que podemos utilizar é a tecnologia SONAR, existindo também a possibilidade de recorrer a outras técnicas, como é o caso do LiDAR aéreo, que pode ser utilizado em zonas costeiras rasas, tendo como principal vantagem a possibilidade de realizar coberturas muito extensas num curto espaço de tempo, mas neste caso sem a precisão do SONAR.


Sistemas de Feixe Simples vs. Multifeixe

Como referimos acima, a tecnologia SONAR é utilizada com recorrência para a elaboração de levantamentos hidrográficos, mas esta possui diversas aplicações e por norma divide-se em sistemas de feixe-simples e de multifeixe:

  • Multifeixe – obriga a uma logística mais exigente e permite a cobertura total do fundo, sendo a sua utilização indicada para portos onde é exigida uma busca total para deteção e caracterização de objetos.
  • Feixe-simples – realiza a cobertura do fundo em fiadas, com um espaçamento pré-definido pelo hidrógrafo, sendo que quanto menor o espaçamento entre fiadas, mais demorada se torna a execução dos trabalhos, mas é também maior a resolução espacial do modelo batimétrico, sendo por norma utilizado para trabalhos em zonas rasas.


Principais características hidrográficas da Ria Formosa

A verdade é que zonas como a Ria Formosa, que se encontra localizada no Distrito de Faro, são candidatas a levantamentos hidrográficos de Ordem 1 ou 2, ou seja, em que não é exigida uma busca total do fundo, mas apenas se pretende caracterizar a batimetria para fins científicos.

Neste sentido, entre os meses de Junho e Setembro de 2021, a LS Engenharia Geográfica realizou diversos levantamentos hidrográficos com recurso a sistemas de feixe-simples, tendo em vista a caracterização dos canais de navegação principal e secundário, próximos da barra de Faro-Olhão. Os dados obtidos, permitiram-nos fazer uma avaliação da hidrodinâmica do local e uma previsão acerca das zonas sujeitas a maior sedimentação num futuro próximo.

Este e outros serviços estão à sua inteira disposição, realizados por uma equipa técnica experiente, para que consiga tirar o melhor partido possível dos dados obtidos. Tudo o que tem a fazer é entrar em contacto connosco e fazer um pedido de orçamento.

Fale connosco
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram