Notícias/Eventos

Marégrafo no Cais Comercial de Faro

Se é verdade que a altitude de um determinado local é medida através do nível médio da água do mar, nesse caso levanta-se aqui outra questão: de que forma será medido o próprio nível médio do mar? É aqui que entra o marégrafo.

Este instrumento, regista as amplitudes de marés num determinado ponto da zona costeira, sendo que por norma este tipo de instrumento encontra-se instalado em zonas abrigadas, dentro de um pequeno edifício ou uma qualquer estrutura fixada em portos ou cais.

O marégrafo é, por isso, um instrumento discreto, e a verdade é que existem já alguns distribuídos por Portugal, tendo sido recentemente colocado pela equipa da LS Engenharia Geográfica um marégrafo no Cais Comercial de Faro. Este resultou de um protocolo estabelecido entre a Administração dos Portos de Sines e do Algarve e a LS Engenharia Geográfica, assegurando deste modo a sua instalação e respetiva manutenção, entrando assim em funcionamento em janeiro de 2022, tendo ficado disponível para consulta no nosso website apenas em junho deste ano.


Como funcionam os marégrafos?

Estes instrumentos, tradicionalmente, assumiam o formato de boia e encontravam-se ligados a um sistema de registo feito com um rolo de papel que gira lentamente em torno de um tambor, marcado pelo ritmo de um relógio. É nesse papel, com o auxílio de uma caneta, que é marcado o nível da boia, permitindo ao marégrafo registar as oscilações mais rápidas e mais lentas do nível da água, devido aos efeitos astronómicos, efeito das ondas, da intervenção do vento na ondulação e das correntes. O marégrafo de Cascais (referência altimétrica de Portugal Continental) é um instrumento deste tipo, sendo o mais antigo do mundo, ainda a funcionar perfeitamente desde 1882. Os marégrafos mais modernos são constituídos por sensores, hardware e software, o que permite uma grande flexibilidade de utilização, assim como acesso em tempo real às leituras, através de uma conexão web.

Uma vez registados todos estes dados - durante um período extenso - é necessário proceder a diversos cálculos, de modo a conseguir identificar com precisão o nível médio das águas do mar.

E assim, o nível médio do mar poderá passar a ser chamado de nível zero, referência geodésica a partir da qual se medem as altitudes, informação esta extremamente necessária quer para a definição do relevo topográfico e hidrográfico, quer para a segurança à navegação.


Por que razão foi instalado um no Cais Comercial de Faro?

Ao falarmos de Faro, falamos inevitavelmente de uma cidade costeira, em que grande parte da população dedica o seu tempo ao mar e a atividades como a prática da vela e da pesca, quer do ponto de vista lúdico quer como forma de sustento próprio.

Faro é também - através da Universidade do Algarve - um importantíssimo polo de investigação científica marinha, sendo esta região ainda servida pelo Porto de Faro, uma estrutura com capacidade para receber navios de carga com calado superior a 6 metros, e daqui surgiu a importância de instalar no interior da Ria Formosa um marégrafo que permitisse um registo preciso e recorrente, nesta zona caracterizada pela forte influência das marés na hidrodinâmica dos canais e barras.


Quais os objetivos de utilização deste marégrafo?

Este tipo de instrumento, por norma, é utilizado por cientistas e investigadores, para a obtenção de leituras reais e exatas relativas às marés e às suas características, dados estes que acabam por servir de base científica para a realização de diversos estudos sobre o mar.

Para além disso, a população que vive nas regiões costeiras de Portugal encontra-se já familiarizada com a questão da subida e descida do nível das marés, e com a influência que variáveis como o vento e pressão atmosférica podem ter neste tipo de fenómenos. A análise cuidada dos dados do marégrafo permite assim, entre outras ações, criar planos de contingência para prevenir situações como as inundações.

De acordo com o Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas (IPCC), e com base nas informações recolhidas pelos marégrafos, o nível do mar tem vindo a subir a nível global no último século, entre 10cm a 25cm, aproximadamente, prevendo-se que no próximo, esse aumento médio chegue aos 50cm, reforçando assim a necessidade de se elaborarem planos de contingência como medida de resposta aos impactos na faixa costeira.


De que forma se pode aceder a este serviço?

A pensar em todos aqueles que precisam de recorrer a informações detalhadas sobre as características das marés, para o apoio à navegação ou realização de trabalhos marítimos, a LS Engenharia Geográfica disponibiliza a partir de agora um serviço que reúne todas as informações recolhidas pelo marégrafo do Cais Comercial de Faro.

Através deste serviço, poderá aceder a dados relativos à altura da maré, pressão atmosférica local e temperatura da água, tudo isto à distância de um link, visitando a nossa página web. O carácter científico desta iniciativa permitirá obter o registo dessas variáveis e partilhá-lo com a comunidade local e demais instituições.

Se está neste momento a realizar um estudo detalhado e precisa de acesso a um conjunto de dados específico, basta entrar em contacto connosco para lhe as permissões necessárias para a utilização desta ferramenta, de forma simples e imediata.

Fale connosco
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram