LS Engenharia entra na corrida espacial

24 Ago 2021 | Comunicados

A Algarvia LS Engenharia Entra na Corrida Espacial com a ESA

LS Engenharia Geográfica, é o nome da empresa algarvia que assinou recentemente contrato com a Agência Espacial Europeia (ESA) para o desenvolvimento de projetos no âmbito da engenharia geoespacial, nos próximos 2 anos.

À semelhança da NASA, nos Estados Unidos da América, a ESA é uma organização intergovernamental constituída por 22 Estados-Membros. Esta agência europeia, com um orçamento anual de 6,70 € biliões, dedica-se à exploração espacial constituindo-se como porta de acesso da Europa ao espaço e tendo como missão, planear o desenvolvimento das suas capacidades, assegurando que o investimento no espaço continua a trazer benefícios para os cidadãos europeus. A ESA trabalha em estreita colaboração com organizações espaciais não europeias.

LS Engenharia Geográfica: Pioneira na Exploração Espacial na Península Ibérica

A LS Engenharia entra na corrida espacial desta forma, visto que foi uma das empresas europeias selecionadas no final de 2020, no âmbito do ESA Space Solutions, um programa de apoio ao desenvolvimento e crescimento de startups conectadas às tecnologias geo-espaciais. A LS Engenharia Geográfica, com sede em Faro, é especializada na produção de cartografia digital, com foco na proteção ambiental terrestre e marítima, e desde 2019, além das parcerias estabelecidas com universidades, realizou investimentos nas áreas da investigação científica e tecnológica, tornando-se pioneira na Península Ibérica, na criação de novos serviços de observação terrestre com recurso a satélites.

LS Engenharia Geográfica a levar a Tecnologia Espacial às Faixas Costeiras

Durante os próximos 2 anos, a LS Engenharia Geográfica receberá apoio técnico e financeiro da ESA para o desenvolvimento de serviços de observação terrestre, a nível global, um dos quais prevê a criação de software e sistemas de informação hidrográfica específicos para o estudo de faixas costeiras e apoio à navegação marítima em zonas não cobertas por cartografia náutica oficial.

De Faro para o Cosmos

É de realçar que este tipo de programas além de promover a relação empresarial entre as startups premiadas, vai fomentar a transferência de tecnologias e capital para a nossa região, catapultando-a além-fronteiras, ao nível mais alto da engenharia.