Hidrografia

Os Levantamentos Hidrográficos (LH) compreendem um conjunto de operações conduzidas em rios, barras, zonas costeiras e portuárias, para determinação das profundidades, de acordo com recomendações internacionais (S-44). Para além da atualização de cartas náuticas - indispensáveis para o desenvolvimento de sistemas de transporte marítimo seguros e eficientes - a informação dos LH é essencial para o desenvolvimento de modelos batimétricos com aplicação em estudos ambientais, geofísicos e de obras de engenharia. Para determinação das profundidades é utilizada a tecnologia SONAR, LiDAR e/ou plataformas orbitais RADAR e multiespectrais.

Levantamentos hidrográficos com sistemas feixe simples (SFS) e multifeixe (SMF)

Execução de levantamentos em portos, barras marítimas, zonas costeiras e docas, com recurso a sistemas de sondagem acústicos, entre os quais, o sonar lateral.

Apoio a obras de engenharia costeira e portuária

Apoio a obras marítimas, particularmente na realização de levantamentos topo-hidrográficos para execução de projetos de construções e dragagens.

Controlo de dragagens

Execução de levantamentos topo-hidrográficos para planeamento e cálculo de volumes, em dragagens marítimas e fluviais e alimentação artificial de zonas costeiras.

Processamento de dados SFS e SMF

Processamento informático de dados obtidos com recurso a sondadores acústicos, para produção cartográfica.

Modelos batimétricos derivados de imagens de satélite

Este serviço prevê - através do recurso a técnicas de deteção remota - a produção de modelos batimétricos de zonas marítimas, a uma escala global, para planeamento e estudo de projetos ambientais/engenharia. Para saber mais, consultar a secção “Deteção Remota”.

Contacte-nos agora!




    Fale connosco
    crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram